skip to main | skip to sidebar

PROJETO ÁGUAS DO URUPÁ

Projeto de Educação Ambiental da Igreja Metodista no Bairro Urupá com crianças de 05 a 12 anos. Local: Igreja Metodista - Avenida Dois de Abril, 566 - Bairro Urupá - Ji-Paraná - Rondônia - Brasil. Todos os Sábados: das 8 às 11:30 da Manhã. Participe: Seja um voluntário:Maiores informações: (69) 3422-4671 ou E-mail: edsoncortasio@hotmail.com - Rev. Edson Cortasio Sardinha

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Seguidores

Rio Urupá

Rio Urupá

A Igreja deve se preocupar com os problemas do meio ambiente?

Nosso Rio está doente!

Nosso Rio está doente!
Letícia - 9 anos

A situação do Rio Urupá

A situação do Rio Urupá
Lídia Sardinha - 9 anos

Nossos peixes

Nossos peixes
Salve o meu rio Urupá

Mata ciliar!

Mata ciliar!
Poupe a nossa mata!

Projeto Águas do Urupá

A Igreja metodista no Bairro Urupá, consciente de sua função profética e educadora trabalha na promoção do ser humano integral e na conservação do Meio Ambiente tendo como direção a Bíblia Sagrada que apresenta o mundo como um presente de Deus para que o ser humano possa desfrutá-lo e administra-lo para o bem.

O Projeto Águas do Urupá tem como visão primordial trabalhar a Educação Ambiental como parte da Mordomia de Deus para nossas vidas enquanto seres humanos comprometidos com a vida integral. A igreja trabalhará com 50 crianças as dimensões da Educação Ambiental e do esporte visando à glória de Deus e a construção do conhecimento mediante a socialização de problemas ambientais e busca por respostas e interações que venham promover a vida abundante.

O Projeto será realizado anualmente em duas Etapas. Cada Etapa do Projeto terá uma duração média de 11 semanas e contará com parcerias de membros da Igreja do Bairro Urupá, Poder Público, empresas, ONGs e Agencias Metodistas.

Justificativa:
O Estado com maior índice área desmatada em relação ao território é o de Rondônia. O percentual chega a 28,50%.As informações estão no primeiro trabalho impresso de mapeamento da Amazônia, desde 1996. Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levaram uma década para concluir os dez mapas temáticos produzidos como subsídio para a elaboração do Mapa Integrado dos Zoneamentos Ecológico-Econômicos dos Estados da Amazônia Legal (ZEEs), no âmbito do Projeto Macrozoneamento da Amazônia Legal, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente. O ano base de referência dos mapas é 2003, com exceção do mapa de zoneamento ecológico-econômico, que está mais atualizado.A Amazônia Legal tem uma extensão de aproximadamente 5 milhões de quilômetros quadrados, constituindo 59% do território brasileiro.
A área desmatada acumulada, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), é superior a 660 mil quilômetros quadrados, aproximadamente 13% da floresta da Amazônia Legal.

Rio Urupá
Neste contexto da Amazônia, Ji-Paraná está no coração de Rondônia e sofre pelo mau uso de seus recursos naturais. Um exemplo é o Rio Urupá. O Rio Urupá nasce no Parque Nacional dos Pacaás Novos e abrange os Municípios de Mirante da Serra e Urupá, desembocando no Rio Machado, em Ji-Paraná. O Rio Urupá apresenta diversos problemas na área de desmatamento da mata ciliar e poluição de suas águas..
No município de Ji-paraná, com mais de 117 mil habitantes, a Igreja Metodista está presente a mais de 30 anos desenvolvendo um trabalho de testemunho cristão junto a comunidade.
Por observar a destruição do meio ambiente, a poluição dos rios, a destruição da mata ciliar, as queimadas e o desmatamento, a Igreja, através da Assistência Social e do Ministério de Trabalho com Crianças estará realizando um projeto inédito na área de preservação ambiental, educação ambiental, esporte e lazer com as crianças que moram junto ao Rio Urupá, onde viveu até a década de 50 do século XX os índios da nação Urupá, sendo destruída pela presença das empresas exploradoras do látex e do ouro.
Hoje, o bairro Urupá tem uma grande concentração de pessoas carentes que vivem das águas do Rio Urupá e que, infelizmente, contribuem para sua destruição.

O projeto prevê restaurar na criança o desejo de ser um preservador da natureza criada por Deus.


Referencial Teórico:

I. Conceitos de Educação Ambiental
O conceito de Educação Ambiental varia de interpretações, de acordo com cada contexto, conforme a influência e vivência de cada um.Para muitos, a Educação Ambiental restringe-se em trabalhar assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais, etc. Dentro deste enfoque, a Educação Ambiental assume um caráter basicamente naturalista.Atualmente, a Educação Ambiental assume um caráter mais realista, embasado na busca de um equilíbrio entre o homem e o ambiente, com vista à construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento e progresso (pensamento positivista). Neste contexto, a Educação Ambiental é ferramenta de educação para o desenvolvimento sustentável.

II. Definições de Educação Ambiental:
- Educação Ambiental foi definida como uma dimensão dada ao conteúdo e à prática da Educação, orientada para a solução dos problemas concretos do meio ambiente, através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade. I Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental - Tbilisi, Georgia (ex URSS).

Fonte: http://www.cprh.pe.gov.br/sec-educamb/secund-edamb.html-

A definição oficial de educação ambiental, do Ministério do Meio Ambiente: “Educação ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros”.

Fonte:http://www.revistaeducacao.com.br/apresenta2.php?edicao=254&pag_id=239-

De acordo com o conceito de educação ambiental definido pela comissão interministerial na preparação da ECO-92 " A educação ambiental se caracteriza por incorporar as dimensões sócio-econômica, política, cultural e histórica, não podendo se basear em pautas rígidas e de aplicação universal, devendo considerar as condições e estágios de cada país, região e comunidade, sob uma perspectiva histórica. Assim sendo, a Educação Ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do meio ambiente e interpretar a interdependência entre os diversos elementos que conformam o ambiente, com vistas a utilizar racionalmente os recursos do meio na satisfação material e espiritual da sociedade, no presente e no futuro." ( in Leão & Silva,1995).

Fonte:http://www.cprh.pe.gov.br/sec-educamb/ctudo-edamb_art_documento.html-


Objetivo:
Construir com as crianças e seus familiares moradores das margens do Rio Urupá e bairro Urupá, uma consciência cristã voltada para a preservação do meio ambiente, através de encontros semanais e práticas esportivas.

Objetivo específico
Promover encontros semanais para debates e conhecimento específico das situações do meio ambiente;
Vivenciar experiências e Promover caminhadas ecológicas e construir uma consciência de mundo onde nossas atitudes determinam o nosso futuro enquanto cidadãos e cidadãs do planeta terra.
Praticar esportes e momentos de lazer com o intuito de trabalhar de forma lúdica os valores da amizade com o próximo e com a natureza criada por Deus;
Testemunhar o amor de Deus presente na criação e nossa responsabilidade como mordomos de Deus;
Construir o conhecimento da realidade e trabalhar soluções em parceria com ONGs e poder Público.
Trabalhar a fé em Cristo voltada para a prática de misericórdia com o próximo e com o meio ambiente.

Metodologia:

Estratégias de Ensino para a Prática da Educação AmbientalUm programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental.

Utiliza-se como laboratório, o metabolismo urbano e seus recursos naturais e físicos, iniciando pela escola, expandindo-se pela circunvizinhança e sucessivamente até a cidade, a região, o país, o continente e o planeta.

A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor.

Discussão em classe (grande grupo)Permite que os estudantes exponham suas opiniões oralmente a respeito de determinado problema.Ajuda o estudante a compreender as questões;· Desenvolve autoconfiança e expressão oral;· Podem ocorrer dificuldades nos alunos de discussão

Discussão em grupo (pequenos grupos com supervisor-professor)Quando assuntos polêmicos são tratados.Estímulo ao desenvolvimento de relações positivas entre alunos e professoresMutirão de idéias (atividades que envolvam pequenos grupos, 5-10 estudantes para apresentar soluções possíveis para um dado problema, todas as sugestões são anotadas. Tempo limite de 10 a 15 min.)Deve usado como recurso para encorajar e estimular idéias voltadas à solução de um certo problema. O tempo deve ser utilizado para produzir as idéias e não para avaliá-las.Estímulo à criatividade, liberdade; Dificuldades em evitar avaliações ou julgamentos prematuros e em obter idéias originais

Trabalho em grupo: envolve a participação de grupos de 4-8 membros que se tornam responsáveis pela execução de uma tarefaQuando se necessita executar várias tarefas ao mesmo tempo.Permite que os alunos se responsabilizem por uma tarefa por longos períodos (2 a 5 semanas) e exercitem a capacidade de organização;Deve ser monitorada de modo que o trabalho não envolva apenas alguns membros do grupo.

Debate: requer a participação de dois grupos para apresentar idéias e argumentos de pontos de vista opostosQuando assuntos controvertidos estão sendo discutidos e existam propostas diferentes de soluções.
Permite o desenvolvimento das habilidades de falar em público e ordenar a apresentação de fatos e idéias;·
Requer muito tempo de preparação

Questionário: desenvolvimento de um conjunto de questões ordenadas a ser submetido a um determinado públicoUsado para obter informações e/ou amostragem de opinião das pessoas em relação à dada questãoAplicado de forma adequada, produz excelentes resultados· Demanda muito tempo e experiência para produzir um conjunto ordenado de questões que cubram as informações requeridas

Reflexão: o oposto do mutirão de idéias. É fixado um tempo aos estudantes para que sentem em algum lugar e pensem acerca de um problema específico
Usado para encorajar o desenvolvimento de idéias em resposta a um problema. Tempo recomendado de 10 a 15 min.Envolvimento de todos;· Não pode ser avaliado diretamenteImitação: estimula os estudantes a produzir sua própria versão dos jornais, dos programas de rádio e Tv
Os estudantes podem obter informações de sua escolha e levá-las para outros grupos. Dependendo das circunstâncias e do assunto a ser abordado, podem ser distribuídos na escola, aos pais e à comunidade.
Forma efetiva de aprendizagem e ação social

Projetos: os alunos, supervisionados, planejam, executam, avaliam e redirecionam um projeto sobre um tema específicoRealização de tarefas com objetivos a serem alcançados a longo prazo, com envolvimento da comunidade
As pessoas recebem e executam o próprio trabalho, assim como podem diagnosticar falhas nos mesmos

Exploração do ambiente local: prevê a utilização/exploração dos recursos locais próximos para estudos, observações, caminhadas etc.
Compreensão do metabolismo local, ou seja, da interação complexa dos processos ambientais a sua voltaAgradabilidade na execução;· Grande participação de pessoas envolvidas;· Vivência de situações concretas;· Requer planejamento minuncioso.
Fonte: UNESCO/UNEP/IEEP


Noções Básicas em Educação Ambiental
Sistemas de vida
A educação ambiental enfatiza as regularidades, e busca manter o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra. O dever de reconhecer as similaridades globais, enquanto se interagem efetivamente com as especificidades locais, é resumido no seguinte lema: Pensar globalmente, agir localmente.

Há três níveis ou sistemas distintos de existência: Físico: planeta físico, atmosfera, hidrosfera (águas) e litosfera (rochas e solos), que seguem as leis da física e da química;
Biológico: a biosfera com todas as espécies da vida, que obedecem as leis da física, química, biologia e ecologia;
Social: o mundo das máquinas e construções criadas pelo homem, governos e economias, artes, religiões e culturas, que seguem leis da física, da química, da biologia, da ecologia e também leis criadas pelo homem.

Ciclos
O material necessário para a vida (água, oxigênio, carbono, nitrogênio, etc.) passa através de ciclos biogeoquímicos que mantêm a sua pureza e a sua disponibilidade para os seres vivos. O ser humano está apenasn começando a planejar uma economia industrial complexa, moderna e de alta produtividade que assegura a necessidade de reciclagem no planeta. Nos ecossistemas, os organismos e o ambiente interagem promovendo trocas de materiais e energia através das cadeias alimentares e ciclos biogeoquímicos.
Crescimento Populacional e Capacidade de SuporteA capacidade de suporte para a vida humana e para a sociedade é complexa, dinâmica e variada de acordo com a forma segundo a qual o homem maneja os seus recursos ambientais. Ela é definida pelo seu fator mais limitante e pode ser melhorada ou degradada pelas atividades humanas.

Desenvolvimento Socialmente Sustentável
A chave para o desenvolvimento é a participação, a organização, a educação e o fortalecimento das pessoas. O desenvolvimento sustentado não é centrado na produção, e sim nas pessoas. Deve ser apropriado não só aos recursos e ao meio ambiente, mas também à cultura, história e sistemas sociais do local onde ele ocorre.

Cronograma para cada encontro de 11 semanas
Educação Ambiental
Início dos Encontros e cadastramento das crianças de 05 a 11 anos
Trabalho de Campo e passeios ecológicos e junto ao Centro de Tratamento do esgoto
Encerramento da primeira fase do projeto e possíveis ações em prol do Rio Urupá.
Avaliação Final do Projeto e relatório.
Esporte
Início das Atividades esportivas
Continuação das atividades esportivas
Encerramento das Atividades esportivas.
Avaliação Final e relatório.

Atividades Diárias
Hora Atividades 8 horas: Esporte e Lazer
9:30 horas : Devocional
10 horas: Lanche
10:30 horas: Educação ambiental
11:30 horas: Encerramento

Bibliografia:
1. DAJOZ, Roger. Ecologia Geral. Vozes, Petrópolis, 19832.
Secretaria de Educação - Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: http ://www. saopaulo.sp. gov.br/ acoes/escola_da_familia.htm. Acesso em: 10 de setembro de 2006.3. Programa Nacional de Educação Ambiental - PRONEA. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/: acesso em 14/09/2007.4. MULLER. A. C., Introdução à Ciência Ambiental; Curitiba – PUC-PR; uso didático. P. 67 a 73.5. Revista Árvore. Disponível em: http://www.revistaea.arvore.com.br/6. Filhos Online. Disponível em: http://www.filhosonline.com.br/7. O que é Educação Ambiental? Disponível em: http://sallesm.sites.uol.com.br/Oqeedamb/ea.htm8. Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/multirio/cime/CE09/CE09_012.html9. O que é Educação Ambiental? Definições de Educação Ambiental. Disponível em: http://www.dorvalm.hpg.ig.com.br/governo_e_politica/72/index_int_8.html10. Programa Ambiental: A Última Arca de Noé. Texto de Antônio Silveira Ribeiro dos Santos. Disponívele em: http://www.aultimaarcadenoe.com.br/educatrata.htm11. Terra a Vista. Disponível em : http://www.terravista.pt/enseada/3185/educao.htm12. Revista Educar – USP . Disponível em: http://educar.sc.usp.br/biologia/quadrinhos/definicao.jpg13. Agencia Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Disponível em: http://www.cprh.pe.gov.br/sec-educamb/ctudo-edamb_art_documento.html14. Revista de Educação. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/apresenta2.php?edicao=254&pag_id=239

Quem sou eu

estudosdaoesi.blogspot.com
Ver meu perfil completo