Passeio na CEPLAC Ouro Preto - RO

Foto da CEPLAC Ouro Preto - RO
Equipe do Projeto Águas do Urupá na CEPLAC - Ouro Preto do Oeste - RO

Sistemas agroflorestais


Aprendizado


Lanche delicioso.

Muita festa e alegria. Educação, lazer e espiritualidade.

As crianças do Projeto Águas do Urupá conheceram de perto o trabalho da CEPLAC. CEPLAC significa: Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira.


Uma história de sucesso: Há 27 anos em Rondônia, a CEPLAC cuida da cultura racional do cacau e elevou o estado à posição de 2º maior produtor do país, com cerca de 43 mil hectare plantados.
Em 1971, foi iniciado o plantio racional de cacau em Rondônia. Durante esse período, o Órgão trouxe a Amazônia a sua tecnologia, experiência vitoriosa, os passos da extensão rural, seu modelo institucional singular – que integra a pesquisa agronômica – e a educação agrícola.


Considerando a importância da cacauicultura para o setor primário do estado de Rondônia, a CEPLAC através do seu programa de pesquisa e experimentação em desenvolvimento vem suprindo as necessidades tecnológicas que impulsionam a modernização da lavoura cacaueira, apontando alternativas para a diversificação do cultivo através da implementação de novos consórcios agroflorestais.

Entre os consórcios florestais, que vem sendo experimentados pelos técnicos, destacam-se os de pupunha, coco e açaí combinados com tectônias grandes. Essas experiências vêm se realizando na Estação Experimental em Ouro Preto do Oeste onde as crianças do Projeto Águas do Urupá estiveram presentes no último dia 12 de junho de 2009.

A CEPLAC vem trabalhando intensamente na modernização da lavoura cacaueira, utilizando-se novas técnicas de manejo integrado e inovações tecnológicas com clones resistentes a doença vassouras-de-bruxas e com alta produtividade destinados a substituição das copas de cacaueiros antigos através do método de enxertia madura.



O Projeto visitou com o monitora Engenheira Agrônoma Carolina e o Técnico Agrônomo Willy PAz os sistemas agroflorestais. Foi um passeio rico em aprendizagem. Estiveram presentes 31 crianças e 09 monitores do projeto (e as duas amigas Glorinha e Dany). O passeio terminou com um maravilhoso lanche no refeitorio da Base da CEPLAC. Foi um passeio maravilhoso. Obrigado a CEPLAC e aos amigos Carolina, Donizete e Willy.